Bolo fresco de morangos


Fiz este bolo para comemorarmos os 40 anos de casados dos meus pais. 40 anos são bodas de Esmeralda e merecem todo o respeito e carinho da nossa família, por isso esmerei-me na confecção e decoração deste bolo.
Nunca tinha feito um bolo com flores verdadeiras e modéstia à parte acho que para primeira vez não me safei mal. Tirei ideias no Pinterest e pus mãos à obra: no dia anterior comprei as flores e os ingredientes que faziam falta. Tudo com antecedência para que nada corresse mal.
A massa deste bolo é muito fofinha devido à fécula de batata, ficando um género de pão de ló. É por isso que deve ser colocado no frigorífico assim que as natas forem colocadas, para não haver o azar de se desmanchar. Por outro lado, antes de servir, convém retira-lo do frio uns 10 minutinhos antes para sentirmos a maciez do bolo.
Esta receita encontram-na em vários sites da bimby, mas eu fiz algumas alterações, nomeadamente, na quantidade de açúcar apenas porque não gosto de coisas muito doces. Mas podem regular o açúcar à medida do vosso paladar.
Penso que é a primeira receita que coloco com açúcar branco refinado. Normalmente não costumo utilizá-lo e para dizer a verdade até tive de comprar um pacote porque não tinha nenhum em casa.
Nesta receita não quis arriscar substituir o açúcar por açúcar amarelo ou mascavado, pois iria pesar a massa e este bolo quer-se "leve como uma pena", já dizia a música da Ana Bacalhau! :)
Pois bem, para além da quantidade e o tipo de açúcar, também tenho outras considerações a fazer sobre esta delícia.
As NATAS! As natas são um dos ingredientes principais nesta receita! Têm obrigatoriamente de ficar bem batidas, mesmo chantilly. Para isso eu tenho um truque, colocá-las alguns minutos no congelador e serem da marca Longa Vida frescas, aquelas que se encontram na refrigeração dos hipermercados. Já experimentei outras até com mais % de gordura e não resultam da mesma forma que estas.
Se quiserem utilizar natas de soja, coco ou arroz, resultam igualmente bem. Eu costumo comprar umas que se vendem no celeiro do campo e montam que é uma maravilha, quase nem precisam de bater.
Sobre bater natas de vaca, eu prefiro bater com a varinha em vez de bater na bimby, pois já tive demasiadas desilusões com natas na Bimby e prefiro não arriscar.
Quanto às camadas, esta receita é para 1 bolo, se quiserem fazer 2 bolos com 3 camadas, é só repetirem a receita.
Espero que aproveitem esta receita para surpreender alguém especial, pois para além de delicioso, este bolo vai dar belas fotografias!
Ingredientes:
- 6 ovos
- 100 gr de açúcar branco
- 60 gr de farinha tipo 55 com fermento
- 120 gr de fécula de batata
- 1 colher de chá de fermento em pó para bolos
Para o recheio e cobertura:
- 300 gr de natas bem frias
- 200 gr de açúcar
- 850 gr de morangos frescos
- Umas gotinhas de limão
Preparação:
- Pré-aquecer o forno a 180º e untar com manteiga uma forma de 22 cm de diâmetro.
- Inserir a borboleta e colocar as claras com 50 gr de açúcar e programar 8min/ vel4. Reservar para uma taça.
- Colocar no copo as gemas e os restantes 50 gr de açúcar e programar 4min/50ºC/vel3.
- Adicionar a farinha, a fécula de batata e o fermento e 2 colheres de sopa de claras batidas e envolver 10 seg/vel3.
- Retirar este preparado para uma taça funda e com a ajuda de uma vara de arames envolver as restantes claras.
- Colocar a massa na forma e levar ao forno cerca de 30 min. Deixar arrefecer em cima de uma rede.
Para o recheio e cobertura:
- Para as natas: Bater as natas bem frias com 100 gr de açúcar e umas gotas de limão, até ficarem em chantilly. (Aqui pode optar por bater na bimby, com a borboleta, na vel 3,5.)
- Para a calda de morango: No copo limpo da Bimby colocar 600 gr de morangos com 100 gr de açúcar e triturar 10 seg/vel7 e programar 4min/90ºC/vel2.
Montagem do bolo:
- Cortar o bolo na horizontal, ficando com 2 partes simétricas.
- Picar as 2 partes com um garfo e regar com a calda em cada uma delas.
- Numa das partes colocar morangos cortados em lâminas e no meio, colocar o chantilly de maneira a que este não saia para fora das camadas. Sobrepor a outra parte.
- Juntar as duas partes e cobrir o bolo com o chantilly e o que mais gostar, morangos, flores, chocolate, etc.